Pular para o conteúdo principal

UFAL: assembleia docente SEGUNDA-FEIRA - 31 de agosto


Considerando o debate do ensino remoto na UFAL e nas universidades públicas, a ADUFAL convocou assembleia virtual docente para o dia 31 de agosto (segunda-feira) das 9h as 12h. A Assembleia foi convocada após solicitação enviada por docentes à direção da Seção Sindical do Andes-SN. 

O encontro tem como objetivo debater a proposta de resolução que está sendo debatida pela comunidade universitária. 

Conforme já vem sendo anunciado por esse blog em vários textos, a discussão vem acontecendo de forma atropelada pela PROGRAD que tem acatado em parte, apenas quando lhe é favorável, os encaminhamentos do fórum dos coordenadores e, tem proposto um texto que desconsidera pressupostos fundamentais apontados por tal fórum.

A metodologia de trabalho proposta pelo fórum dos coordenadores é que o texto seja resultante das discussões no próprio fórum para, então, ir à análise da comunidade. Em maio a PROGRAD propôs um primeiro texto, sem abertura para divergências de mérito. O texto foi duramente criticado, inclusive pelas plenárias realizadas pela ADUFAL que publicizou um texto com propostas para a formulação da política emergencial. 

Até o momento tem sido falado que a gestão diz que irá garantir as condições de acessibilidade aos estudantes, mas, oficialmente, a administração não apresentou nenhum plano que responda à questões como:

  • como e quais serão essas condições dadas? 
  • quantos são os estudantes/servidores identificados sem as condições?
  • quantos não responderam ao questionário sobre acessibilidade e o que a instituição está fazendo para identificá-los?
  • o que a instituição está chamando de condições de acessibilidade etc.?

São perguntas que não foram respondidas pela administração central.

Sobre as condições de acessibilidade dos estudantes, um dos principais entraves está na ausência de coordenação da administração central de uma pesquisa mais aprofundada destas condições junto às unidades acadêmicas o que, de certa forma, precariza a qualidade dos dados obtidos pela instituição. Pelos processos desenvolvidos desde então, a inclusão integral não é uma preocupação premissa da administração central já que a proposta se coaduna com a lógica: "adere quem pode; quem não pode, fica para depois"  

A respeito das condições de acessibilidade tecnológica no documento publicizado pela ADUFAL em julho, a entidade já propunha que fosse realizado um levantamento institucional considerando uma série de preocupações para assegurar inclusão integral: "acesso à internet e aos equipamentos de informática, condições para a realização de trabalho remoto nas residências, condições psico-sociais e de saúde mental da comunidade universitária, bem como adoção de metodologia de busca ativa".

Todavia, a administração optou por uma questionário genérico e que diz pouco sobre as condições de acessibilidade. A ausência dessa coordenação institucional levou as Unidades Acadêmicas e cursos realizarem os seus próprios diagnósticos de forma diversa. Para se ter a dimensão da lacuna de coordenação, há unidades/cursos que esse levantamento tem sido feito por iniciativas dos Centros Acadêmicos.  

A minuta, também, é criticada por inserir os estágios curriculares, colocar sobre o docente a responsabilidade de escolha das plataformas que serão utilizadas, não resguardar a imagem do docente,  exposição dos estudantes ao risco de morte pela infecção do corona com a autorização de estágios curriculares, dentre outras. 

A assembleia será um importante espaço para escuta e debate do assunto. 

Veja mais informações aqui




Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA A PROPOSTA DE CARREIRA DO ANDES-SN.

A proposta de carreira do ANDES-SN para os Docentes Federais foi aprovada em Congresso do ANDES. O Congresso acontece anualmente e é composto pela representação dos delegados das Seções Sindicais do ANDES-Sn. A ADUFAL tem direito a 11 delegados mais a representação da diretoria. Portanto, a proposta apresentada ao governo federal em 2023 não é da direção mas do Sindicato Nacional. É fundamental destacar que o REAJUSTE SALARIAL 2024/2025/2026 que está sendo reivindicado pelos SERVIDORES FEDERAIS não tem relação com a pauta da carreira docente federal, esta é uma pauta específica do setor da educação do ANDES e do SINASEFE. Também, não cabe ao Andes-SN apresentar valores orçamentários, mas, a partir do que foi aprovado em Congresso do ANDES-SN, o governo se manifestar, inclusive com valores, negociando com a categoria, como pode implantar a proposta, se não em 1 ano, mas, até. ao longo dos anos em termos percentuais, garantindo, assim, uma carreira sólida e com previsibilidade de aument...

O trabalho invisível e a falácia do “professor (federal) que não gosta de trabalhar”

A assimetria informacional é um dos maiores óbices para a tomada de decisões assertivas. E o julgamento popular, nada mais é do que decidir condenar moralmente uma categoria historicamente mal avaliada e subestimada pela sociedade brasileira. O problema da informação incompleta já começa pelo nome do cargo, Professor do Magistério Superior, como consta na Lei 12.772/2012 e suas posteriores alterações. * Nosso trabalho não é dar aula. É ensinar o que fazemos em nosso cotidiano. Ou seja,  pesquisa . Somos, para início de conversa, professores-pesquisadores ou cientistas-docentes, dividindo nosso tempo profissional entre laboratórios e salas de aula. A universidade pública é montada no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, onde pelo menos todos nós estamos, no mínimo, em dois deles. Mas há outras funções, como ficará claro mais adiante. Antes uma breve nota sobre como é fazer doutorado no Brasil.   O árduo caminho para se chegar ao doutorado é longo. Depois de todo um curso de grad...

COMANDO DE GREVE DO ANDES: análise da proposta do governo

O CNG encaminhou às bases dos docentes em greve das universidades federais um comunicado com análise da proposta que o governo apresentou nesta quarta-feira (15/05). Até o dia 24, as bases do Andes-SN deverão realizar assembleias que devem deliberar pela aceitação ou rejeição da proposta do governo.  Alguns apontamentos do comunicado do ANDES-SN Não podemos deixar de enfatizar que o governo segue inflexível na sua proposta de reajuste zero para professores e professoras, na ativa ou já gozando de aposentadoria, no ano de 2024 No dia 13 de maio o CNG do ANDES-SN protocolou uma nova proposta para o governo, reivindicando o índice de 22,71% como horizonte de recomposição nos próximos três anos, pelo que propõe os seguintes índices de reajuste: 1) 7,06% de reajuste em 2024; 2) 9% de reajuste em janeiro de 2025; 3) 5,16% de reajuste em maio de 2026 A ‘recomposição’ anunciada de R$347 milhões, apesar de ser uma conquista do movimento paredista, é, na realidade, uma devolução de corte r...