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ADUFAL e volta as aulas UFAL: documento apresenta proposta e críticas

Durante o mês de julho a diretoria da ADUFAL realizou plenárias não deliberativas a respeito do retorno das aulas na UFAL. Ao final a diretoria divulgou um documento com a síntese das plenárias e do que foi problematizado/proposto pelos docentes. 

As plenárias foram motivadas, especialmente, sobre a necessidade do retorno das aulas bem como pela proposta PAE/PROGRAD.

A respeito do PAE/PROGRAD e a condução do debate feito pela pró-reitoria de graduação, também já escrito aqui neste blog, o relatório enfatiza:

há críticas à condução do debate interno sobre o tema, dado o açodamento com que a matéria foi apresentada, no intento de ser aprovada rapidamente. O aspecto de atividades voluntárias por adesão, pode ser encarado como a legitimação da exclusão social, pois a decisão de não participar não se basearia em escolha, mas em impossibilidade de participar e escolher, e por isto estaria ferindo o princípio do direito de acesso e permanência do estudante, assegurado na LDB.

A maioria considera que o debate democrático é fundamental, e por isto a construção de grupos de trabalho, a abertura de espaço para que a minuta seja aprofundada e reformulada com o conjunto de contribuições, e o tempo de amadurecimento e construção de consensos até a apreciação do tema no CONSUNI, são passos metodológicos necessários. 

Vários aspectos foram destacados no documento, enfatizo alguns:

ENSINO REMOTO e ACESSIBILIDADE DE TODOS/AS ESTUDANTES E DOCENTES

é fundamental planejamento adequado que assegure que nenhum/a estudante será excluído/a do processo, e principalmente que o uso dessas ferramentas digitais não significa que os cursos serão transformados para a modalidade EaD. Trabalho e ensino remoto não são o mesmo que Educação a Distância.

Há estudantes que não tem acesso algum à internet porque moram em zona rural, e mesmo os que têm acesso à internet não dispõem de pacote de dados que dê condições para baixar arquivos e material de estudos, ou a internet não está disponível em todos os horários. Esse levantamento deve se estender ao corpo docente, pois nem todos tem equipamentos, softwares, e internet suficientes para a nova demanda de organizar aulas e atividades didáticas no formato on line. 


AUSÊNCIA DE UMA METODOLOGIA INSTITUCIONAL DE LEVANTAMENTO DE DADOS

Registre-se que as Coordenações de Cursos estão realizando esforços para realizar levantamentos, contactar e conversar com estudantes, mas estão encontrando muitas dificuldades operacionais. E mesmo assim, diante da ausência de uma metodologia unificada as informações coletadas não são comparáveis, o que inviabiliza um diagnóstico da instituição como um todo.

BIOSSEGURANÇA DE TODA A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA 

A UFAL deve criar uma Comissão Geral de Biossegurança, para pensar a instituição como um todo, e a criação de protocolos adequados a cada área e tipos de demandas.

ENSINO REMOTO e EAD

É muito relevante que tais atividades remotas, em debate, não signifiquem a abertura para adoção de propostas do Ministério da Educação, que vislumbram aumentar para 40% o percentual de carga horária de atividades remotas nos cursos presenciais, em formato de educação a distância, com o objetivo de reduzir o número de docentes, implantar modelos de precarização do trabalho docente, aumentar a relação Nº de docentes/ Nº de estudantes, adotar modelos de ensino padronizados, com pacotes tecnológicos fornecidos externamente e até mesmo importados de países centrais, ferindo mortalmente a Autonomia Universitária, a Liberdade de Cátedra, e o conceito de Universidade Pública produtora de conhecimento.


PROPOSTAS 

A Reitoria deve coordenar um planejamento institucional de retomada das atividades de Ensino da UFAL, que considerará etapas com predomínio de atividades não presenciais, até a retomada gradual das atividades presenciais integrais. Esse planejamento deve ser orientado por um processo participativo e democrático de construção de soluções, pautadas no princípio da isonomia de condições de acesso e permanência para os estudantes e condições dignas de trabalho para docentes e técnicos-administrativos.

A Reitoria deve coordenar um planejamento institucional de retomada das atividades de Ensino da UFAL, que considerará etapas com predomínio de atividades não presenciais, até a retomada gradual das atividades presenciais integrais. Esse planejamento deve ser orientado por um processo participativo e democrático de construção de soluções, pautadas no princípio da isonomia de condições de acesso e permanência para os estudantes e condições dignas de trabalho para docentes e técnicos-administrativos.


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