Pular para o conteúdo principal

Fórum dos/as coordenadores/as da UFAL e a democracia-participativa

O fórum dos coordenadores têm tido dificuldades em garantir que os encaminhamentos do mesmo sejam efetivados. Isso porque a PROGRAD tem tido um entendimento do fórum, apenas como espaço de "escuta". 

Institucionalizado através da Portaria n. 359 de dezembro de 2019, o fórum não é o espaço de definição das políticas institucionais para a graduação, sendo esta atribuição do CONSUNI, porém é um espaço democrático-participativo de debate, consulta e deliberação de políticas a serem encaminhadas ao CONSUNI quando for o caso. 

Todavia desde a primeira reunião da PROGRAD com o fórum para tratar a pauta do retorno das aulas, a PROGRAD tem tido um estranhamento sob o caráter democrático-participativo do fórum enquanto espaço, também, de deliberação. 

Na reunião virtua realizada com os coordenadores no dia 25/05/20 a despeito do que os presentes na reunião encaminharam, a PROGRAD preferiu deslegitimar as deliberações do fórum. 

Essa postura autoritária continuou nas semanas seguintes. Após os debates que acorreram nos 3 campi em separado, na reunião do dia 02/06/2020, os cursos do Campus A.C. Simões fizeram  diversos encaminhamentos e, mais uma vez desconsiderados pela PROGRAD.

Durante os últimos anos o fórum tinha um calendário anual de reuniões, a cada reunião havia uma ata que era previamente encaminhada aos coordenadores e só aprovada em reunião seguinte após os envio das observações dos coordenadores. Além disso, toda as políticas de graduação discutidas no CONSUNI só eram apreciadas na câmara acadêmica e no pleno do CONSUNI, após discussões, deliberações do fórum previamente subsidiados por comissões que eram formadas pelos coordenadores. Essa dinâmica dava maior legitimidade, transparência e representatividade às propostas que chegavam no conselho maior da UFAL.

O fórum dos coordenadores precisa e deve ser respeitado como espaço democrático-participativo e suas deliberações, ainda que muitas vezes não convergentes com àqueles que fazem à administração da pró-reitoria de graduação,  devem ser asseguradas. Sem essa dinâmica e metodologia o fórum será esvaziado e as políticas de graduação serão resultados de posturas autoritárias  e de diálogos circunscritos aos ciclos convergentes no poder. Há que se respeitar a arena democrática. 

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA A PROPOSTA DE CARREIRA DO ANDES-SN.

A proposta de carreira do ANDES-SN para os Docentes Federais foi aprovada em Congresso do ANDES. O Congresso acontece anualmente e é composto pela representação dos delegados das Seções Sindicais do ANDES-Sn. A ADUFAL tem direito a 11 delegados mais a representação da diretoria. Portanto, a proposta apresentada ao governo federal em 2023 não é da direção mas do Sindicato Nacional. É fundamental destacar que o REAJUSTE SALARIAL 2024/2025/2026 que está sendo reivindicado pelos SERVIDORES FEDERAIS não tem relação com a pauta da carreira docente federal, esta é uma pauta específica do setor da educação do ANDES e do SINASEFE. Também, não cabe ao Andes-SN apresentar valores orçamentários, mas, a partir do que foi aprovado em Congresso do ANDES-SN, o governo se manifestar, inclusive com valores, negociando com a categoria, como pode implantar a proposta, se não em 1 ano, mas, até. ao longo dos anos em termos percentuais, garantindo, assim, uma carreira sólida e com previsibilidade de aument...

O trabalho invisível e a falácia do “professor (federal) que não gosta de trabalhar”

A assimetria informacional é um dos maiores óbices para a tomada de decisões assertivas. E o julgamento popular, nada mais é do que decidir condenar moralmente uma categoria historicamente mal avaliada e subestimada pela sociedade brasileira. O problema da informação incompleta já começa pelo nome do cargo, Professor do Magistério Superior, como consta na Lei 12.772/2012 e suas posteriores alterações. * Nosso trabalho não é dar aula. É ensinar o que fazemos em nosso cotidiano. Ou seja,  pesquisa . Somos, para início de conversa, professores-pesquisadores ou cientistas-docentes, dividindo nosso tempo profissional entre laboratórios e salas de aula. A universidade pública é montada no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, onde pelo menos todos nós estamos, no mínimo, em dois deles. Mas há outras funções, como ficará claro mais adiante. Antes uma breve nota sobre como é fazer doutorado no Brasil.   O árduo caminho para se chegar ao doutorado é longo. Depois de todo um curso de grad...

COMANDO DE GREVE DO ANDES: análise da proposta do governo

O CNG encaminhou às bases dos docentes em greve das universidades federais um comunicado com análise da proposta que o governo apresentou nesta quarta-feira (15/05). Até o dia 24, as bases do Andes-SN deverão realizar assembleias que devem deliberar pela aceitação ou rejeição da proposta do governo.  Alguns apontamentos do comunicado do ANDES-SN Não podemos deixar de enfatizar que o governo segue inflexível na sua proposta de reajuste zero para professores e professoras, na ativa ou já gozando de aposentadoria, no ano de 2024 No dia 13 de maio o CNG do ANDES-SN protocolou uma nova proposta para o governo, reivindicando o índice de 22,71% como horizonte de recomposição nos próximos três anos, pelo que propõe os seguintes índices de reajuste: 1) 7,06% de reajuste em 2024; 2) 9% de reajuste em janeiro de 2025; 3) 5,16% de reajuste em maio de 2026 A ‘recomposição’ anunciada de R$347 milhões, apesar de ser uma conquista do movimento paredista, é, na realidade, uma devolução de corte r...