O fórum dos coordenadores têm tido dificuldades em garantir que os encaminhamentos do mesmo sejam efetivados. Isso porque a PROGRAD tem tido um entendimento do fórum, apenas como espaço de "escuta".
Institucionalizado através da Portaria n. 359 de dezembro de 2019, o fórum não é o espaço de definição das políticas institucionais para a graduação, sendo esta atribuição do CONSUNI, porém é um espaço democrático-participativo de debate, consulta e deliberação de políticas a serem encaminhadas ao CONSUNI quando for o caso.
Todavia desde a primeira reunião da PROGRAD com o fórum para tratar a pauta do retorno das aulas, a PROGRAD tem tido um estranhamento sob o caráter democrático-participativo do fórum enquanto espaço, também, de deliberação.
Na reunião virtua realizada com os coordenadores no dia 25/05/20 a despeito do que os presentes na reunião encaminharam, a PROGRAD preferiu deslegitimar as deliberações do fórum.
Essa postura autoritária continuou nas semanas seguintes. Após os debates que acorreram nos 3 campi em separado, na reunião do dia 02/06/2020, os cursos do Campus A.C. Simões fizeram diversos encaminhamentos e, mais uma vez desconsiderados pela PROGRAD.
Durante os últimos anos o fórum tinha um calendário anual de reuniões, a cada reunião havia uma ata que era previamente encaminhada aos coordenadores e só aprovada em reunião seguinte após os envio das observações dos coordenadores. Além disso, toda as políticas de graduação discutidas no CONSUNI só eram apreciadas na câmara acadêmica e no pleno do CONSUNI, após discussões, deliberações do fórum previamente subsidiados por comissões que eram formadas pelos coordenadores. Essa dinâmica dava maior legitimidade, transparência e representatividade às propostas que chegavam no conselho maior da UFAL.
O fórum dos coordenadores precisa e deve ser respeitado como espaço democrático-participativo e suas deliberações, ainda que muitas vezes não convergentes com àqueles que fazem à administração da pró-reitoria de graduação, devem ser asseguradas. Sem essa dinâmica e metodologia o fórum será esvaziado e as políticas de graduação serão resultados de posturas autoritárias e de diálogos circunscritos aos ciclos convergentes no poder. Há que se respeitar a arena democrática.