Foi convocada sessão do CONSUNI pelo presidente do conselho da UFAL para esta terça-feira, 23 de junho as 9h. A sessão será realizada através de webconferência por meio da plataforma RNP.
Na pauta estão:
a) Panorama epidemiológico
b) Ações desenvolvidas pela UFAL
c)Proposta de planejamento institucional para o período da pandemia do coronavirus
d) Encaminhamentos
Considerando as ultimas discussões e encaminhamentos dados no fórum de coordenadores da graduação sobre o PAE quando os colegiados em ampla maioria apresentaram problematizações quanto à proposta, também, das plenárias realizadas pela ADUFAL onde os docentes questionaram a metodologia adotada, bem como a questão de mérito do PAE, é importante a participação e acompanhamento do debate sobre a Proposta de planejamento institucional para o período da pandemia do coronavirus.
Não se sabe se a sessão será transmitida pelo canal oficial da UFAL no Youtube. A plataforma da RNP permite a transmissão da sessão pelo pelo Youtube ou pelo portal Video@RNP. Também, a convocação do CONSUNI até o momento que escrevi esse texto não foi divulgada no portal da UFAL. Até o ano passado as convocações eram divulgadas com antecedência no portal para que a comunidade tivesse conhecimento.
A PROGRAD em que pese ter tomado a iniciativa de apresentar uma proposta de retorno das atividades à comunidade universitária, tem tido dificuldades de encaminhar as deliberações tal qual foram apresentadas no fórum dos coordenadores que por sua vez representam os colegiados dos cursos. Como se sabe o fórum não define políticas institucionais, isso quem faz é o CONSUNI, todavia o fórum, tradicionalmente, delibera sobre propostas de polícias de graduação a serem encaminhadas ao CONSUNI; até a ata da reunião tem sido motivos de debate, já que a pró-reitoria não tem dado a devida publicidade, ação esta que nos últimos anos era adotada pela pró-retoria garantindo maior transparência. Sobre essa postura da PROGRAD escrevi em outro texto: autoritarismo e precariedade.
A maioria dos cursos tem discordado da PROGRAD quanto à proposta que foi inicialmente apresentada. Quanto a isso, não há problemas, pois é parte do universo democrático e do debate. Um documento chegou a ser encaminhado e divulgado por cursos e unidades. Todavia, há uma resistência da PROGRAD encaminhar as questões divergentes que têm sido apresentadas, inclusive desqualificando-as. Uma das principais divergências está no fato de que a proposta não apresenta solução institucional para o retorno das atividades durante a pandemia, ao contrário coloca o problema e a responsabilidade no colo dos cursos e docentes, ficando a mercê da "vontade e desejo" de professores ofertarem ou não disciplinas obrigatórias; também, não apresenta solução/planejamento de ação para os estudantes que não têm condições de acessibilidade. Uma fala repetida pela PROGRAD é que a solução para quem não tem acessibilidade "a gente vê depois" com a oferta das disciplinas, "depois".
A proposta do PAE foi momentaneamente suspensa para a formação de Grupos de Trabalho (GT), encaminhamento do fórum dos coordenadores, mas ao que tudo indica, não no formato deliberado pelo fórum.
Até o momento a UFAL não tem o mapeamento das condições de acessibilidade dos estudantes. Uma pesquisa foi realizada em abril, mas não suficiente para subsidiar à instituição. Os colegiados estão fazendo seus mapeamentos, mas cada um de uma forma. Falta coordenação institucional desta ação com a colaboração das unidades e colegiados, ação mais importante para pensarmos o planejamento institucional no período da pandemia do coronavirus. Sobre isso escrevi trazendo algumas
Chama a atenção na convocação a possibilidade de a reunião acontecer sem a representação estudantil, isso porque a "mesma está em aberto por ausência de indicação dos nomes dos novos membros por parte do DCE/UFAL (mandato anual 2019 findou-se em 25 de fevereiro de 2020", segundo convocação. Todavia, considerando a questão epidêmica, o presidente do CONSUNI por meio de resolução ad referendum pode prorrogar o mandato dos conselheiros estudantis. A participação dos estudantes na sessão é de fundamental importância.
O DCE/UFAL divulgou em maio documento intitulado: Nenhum estudante a menos. NADA SOBRE NÓS PODE SER DECIDIDO SEM NÓS!
Não há oposição sobre a possibilidade da oferta de disciplinas através do ensino remoto como exceção nesse período. A questão é quando e como ofertar sem que isso desconsidere princípios da educação pública e aprofunde ainda mais as desigualdades já existentes. Vamos acompanhar com atenção o debate a fim de que a instituição possa encaminhar o planejamento considerando os pressupostos e princípios de toda a educação pública: Democracia, participação, inclusão.

