Pular para o conteúdo principal

Estudantes da UFAL pedem retorno das aulas presencias e criticam o uso do TEAMS


Em postagem feita pela ASCOM/UFAL no Instagram, estudantes da UFAL pedem o retorno das aulas presenciais.  (veja postagem aqui ). 

As aulas foram interrompidas no início de 2020 em razão do Corona vírus. O retorno das atividades de forma remota aconteceu no segundo semestre de 2020 após intenso debate sobre a proposta de PLE apresentada pela reitoria. A época se debate de forma intensa as condições de estudos e de ensino ao estudante e professor.  Na reportagem divulgada em novembro deste ano, o G1 afirma que a taxa de adultos e adolescentes totalmente imunizados contra a Covid em Maceió chegou a 52%. 

Diversas universidades já estão com calendário de retorno presencial no próximo ano a exemplo da UFBA, UFPE entre outras. 

Conforme a ASCOM/UFAL a mudança de que as atividades remotas da UFAL passarão a ser realizadas na plataforma Microsoft Teams e não mais pelo G suite da google ocorre em razão de que o serviço oferecido pela google passará a ser cobrado atingindo não só a UFAL, mas as universidades de forma geral que mantinham contrato para a utilização de tal serviço. A respeito dessa mudança publiquei um texto criticando o não planejamento da reitoria junto à comunidade para a mudança em curso e a comunicação aos docentes e estudantes em pleno período de encerramento de notas e recesso natalino. (Leia aqui)

Nos comentários da postagem é possível ler diversos comentários. Neles os estudantes relatam problemas de saúde em razão do ensino remoto a falta de transparência da reitoria no trato do assunto, a ausência de uma comunicação efetiva entre reitoria e comunidade universitária sobre o retorno das aulas presenciais e criticam a demora da universidade em pautar esse assunto. Também, os estudantes criticam a escolha pela utilização da nova plataforma por ser, na expressão de alguns comentários, ruim

"E as aulas presenciais nada né? A depender da instituição será 2022 inteiro online. Os números da Pandemia estão melhorando. Alagoas é o estado do nordeste com menor taxa de transmissão. De ontem para hoje não houve morte por covid no estado e se internações estão muito baixas e mesmo assim ainda insistem em deixar remoto. É mais cômodo assim para a instituição né? E os alunos que se ferrem" (SIC).

"Só queremos entender o que a Universidade está decidindo sobre nosso futuro, queremos repostas e/ou posicionamento sobre a volta das aulas presenciais, se tem um plano B, C, D, o que seja. Notícias como essa nos deixam ainda mais aflitos e ansiosos." (SIC). 

"QUEREMOS AULA PRESENCIAL!!!! NÃO AGUENTO MAIS O EAD. TENHO HIPERATIVIDADE, E RETORNEI TER CRISES DE ANSIEDADE, VOCÊS TEM NOÇÃO DISSO" (SIC)

"A gente só ouve boatos de que não volta ao presencial por isso e aquilo….. a gente merecia, no mínimo, uma explicação oficial do porquê ainda não voltamos e previsões concretas de quando voltaremos. Continuar assim, desorientados, é complexo demais." (SIC)

Em uma outra postagem da ASCOM/UFAL que trata do título de cidadão honorário recebido pelo reitor da UFAL por meio de proposta do vereador que submeteu, também, a proposta para o título de cidadão ao presidente da república que nega a covid, a ciência e impõe sucessivos cortes à universidade pública, à pesquisa, ciência e tecnologia, uma outra estudante comentou: 

"Título" do CIDADÃO que vai levar a UFAL ao patamar de 'universidade EAD' do Brasil. Foi uma das primeira a fechar e será a última a REABRIR! Se reabrir, né! "Cidadão honorário"?! cada uma que até parece DUAS!" (SIC). 














Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA A PROPOSTA DE CARREIRA DO ANDES-SN.

A proposta de carreira do ANDES-SN para os Docentes Federais foi aprovada em Congresso do ANDES. O Congresso acontece anualmente e é composto pela representação dos delegados das Seções Sindicais do ANDES-Sn. A ADUFAL tem direito a 11 delegados mais a representação da diretoria. Portanto, a proposta apresentada ao governo federal em 2023 não é da direção mas do Sindicato Nacional. É fundamental destacar que o REAJUSTE SALARIAL 2024/2025/2026 que está sendo reivindicado pelos SERVIDORES FEDERAIS não tem relação com a pauta da carreira docente federal, esta é uma pauta específica do setor da educação do ANDES e do SINASEFE. Também, não cabe ao Andes-SN apresentar valores orçamentários, mas, a partir do que foi aprovado em Congresso do ANDES-SN, o governo se manifestar, inclusive com valores, negociando com a categoria, como pode implantar a proposta, se não em 1 ano, mas, até. ao longo dos anos em termos percentuais, garantindo, assim, uma carreira sólida e com previsibilidade de aument...

O trabalho invisível e a falácia do “professor (federal) que não gosta de trabalhar”

A assimetria informacional é um dos maiores óbices para a tomada de decisões assertivas. E o julgamento popular, nada mais é do que decidir condenar moralmente uma categoria historicamente mal avaliada e subestimada pela sociedade brasileira. O problema da informação incompleta já começa pelo nome do cargo, Professor do Magistério Superior, como consta na Lei 12.772/2012 e suas posteriores alterações. * Nosso trabalho não é dar aula. É ensinar o que fazemos em nosso cotidiano. Ou seja,  pesquisa . Somos, para início de conversa, professores-pesquisadores ou cientistas-docentes, dividindo nosso tempo profissional entre laboratórios e salas de aula. A universidade pública é montada no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, onde pelo menos todos nós estamos, no mínimo, em dois deles. Mas há outras funções, como ficará claro mais adiante. Antes uma breve nota sobre como é fazer doutorado no Brasil.   O árduo caminho para se chegar ao doutorado é longo. Depois de todo um curso de grad...

COMANDO DE GREVE DO ANDES: análise da proposta do governo

O CNG encaminhou às bases dos docentes em greve das universidades federais um comunicado com análise da proposta que o governo apresentou nesta quarta-feira (15/05). Até o dia 24, as bases do Andes-SN deverão realizar assembleias que devem deliberar pela aceitação ou rejeição da proposta do governo.  Alguns apontamentos do comunicado do ANDES-SN Não podemos deixar de enfatizar que o governo segue inflexível na sua proposta de reajuste zero para professores e professoras, na ativa ou já gozando de aposentadoria, no ano de 2024 No dia 13 de maio o CNG do ANDES-SN protocolou uma nova proposta para o governo, reivindicando o índice de 22,71% como horizonte de recomposição nos próximos três anos, pelo que propõe os seguintes índices de reajuste: 1) 7,06% de reajuste em 2024; 2) 9% de reajuste em janeiro de 2025; 3) 5,16% de reajuste em maio de 2026 A ‘recomposição’ anunciada de R$347 milhões, apesar de ser uma conquista do movimento paredista, é, na realidade, uma devolução de corte r...