No último dia 08 de novembro a direção da ADUFAL divulgou o resultado da eleição para o próximo Biênio 2024 - 2025.
55,3% dos filiados não votaram ou votaram nulo
44,6 dos filiados votaram na única chapa inscrita.
É reeleito pela 4ª vez consecutiva para diretor geral da ADUFAL o diretor atual. São 8 anos consecutivos no mesmo cargo.
O ANDES-SN, estatutariamente, é contra a recondução dos seus diretores para o mesmo cargo por mais de 1 vez consecutiva. A sociedade brasileira, também, têm o consenso de que reeleições não são saldáveis para a democracia. A denominada Gestão Democrática da Educação que constitucionalmente integra o sistema público de Ensino do país, regulada nos sistemas estaduais e municipais, incluindo as universidades públicas, também, tem como princípio a não recondução de seus gestores.
Diretores eleitos integram o Renova-ANDES, coletivo que integra a base de docentes do ANDES, incluindo o diretor geral reeleito da ADUFAL e foi candidato pelo Renova ANDES à direção nacional.
O Renova-ANDES tem defendido a ideia da "renovação" da direção nacional do ANDES-SN e criticado o coletivo ANDES de Luta e pela Base (ALB) que forma a direção do Sindicato Nacional.
Na ADUFAL, porém, o Renova-ANDES demonstra que suas ideias de renovação são retóricas. Na prática. o renova-ANDES representa o antigo, o mesmo, a recondução ad infinitum.
Todavia, o ALB tem tido a coerência, na ideia e na prática, de respeitar os princípios consesuados da democracia e do ANDES que são o de não recondução por mais de 1 vez da mesma pessoa para o mesmo cargo.
É preciso RENOVAR nas ideias e nas ações!
Talvez seja necessário a base de filiados da ADUFAL criar um movimento dentro da seção sindical chamado de: RENOVA ADUFAL. Mas, um movimento verdadeiro com coerência entre ideias e práticas.
Acompanhe aqui no meu blog opiniões e informes do Movimento Docente Nacional e local
Acompanhe as notícias da direção nacional do seu sindicato no Instagram AQUI