Pular para o conteúdo principal

Dúvidas sobre o TEAMS: respostas do NTI/UFAL


Caros colegas docentes e estudantes, em razão das mudanças do G - SUITE para o Microsoft Teams anunciado pela gestão da UFAL em meio ao semestre 2021.1, em 16 de dezembro de 2021 fiz alguns questionamentos ao NTI/UFAL. Compartilho as respostas já que, talvez, as dúvidas que tinha sejam, também, as dos colegas. 


Resposta do chamado 64725 - CEDU - Dúvidas sobre o Microsoft Teams

Considerando o comunicado via ASCOM enviado sobre o encerramento das atividades no G suíte no formato que é usado hoje bem como o fato de estarmos em pleno processo de recesso natalino e no andamento do semestre letivo que retorna em 17 de janeiro, solicito por gentileza respostas às questões abaixo de preferência a cada uma delas: 

1- Até que data específica vou poder utilizar os serviços do G suíte no formato atual sem limitações. 

A partir do dia 9 de janeiro de 2022, teremos as seguintes restrições no Google Meet: Não será mais permitida a gravação de reuniões/aulas; ● O número de participantes será limitado a 100 pessoas; ● O tempo de reunião será limitado a 1 hora de duração. A partir do dia 30 de junho de 2022, o limite de armazenamento das contas institucionais será de 5 GB por usuário. Esse limite engloba o espaço utilizado pelo Gmail, Google Drive e Google Fotos. Para saber quanto espaço sua conta está utilizando acesse o link: https://drive.google.com/settings/storage .

2- Como será a utilização do google meet no novo formato? 

As reuniões do Meet terão limite de duração de 1 hora, não terão mais a opção de ser gravadas e o número de participantes será limitado a 100. 

3- O uso do Classroom continuará disponível? Se sim, haverá limitações no uso? 

O classroom continuará disponível com os mesmos recursos. As limitações serão relativas ao espaço do drive, pois os arquivos carregados nos ambientes do Classroom também utilizam o espaço do Google Drive. Caso o conteúdo seja um link, o armazenamento da conta não é afetado. 

4- Existem vídeos tutoriais para o uso da plataforma disponibilizado pela instituição? Se sim? Quais? 

Até o momento, não. Contudo, a equipe está trabalhando para disponibilizar tutoriais em breve. Por enquanto, sugerimos as seguintes referências, elaboradas pela equipe da UFRGS: 

Microsoft Teams - Parte 1 

● Microsoft Teams - Parte 2

● Como criar reuniões pelo Teams

5- Quais os passo a passo para a instalação da plataforma no computador ou celular (no caso dos estudantes que não tem computador) disponível pela instituição?? 

É possível acessar o Teams através do link https://teams.microsoft.com em qualquer navegador (recomenda-se o Edge ou Google Chrome), sem necessidade de instalação. Caso prefira, também é possível instalar o Teams (versão para trabalho ou escola) em computadores com sistema Windows (clique aqui para baixar). 

Para dispositivos móveis (celular, tablet etc), é possível acessar por meio de aplicativos disponíveis nas lojas oficiais Google Play, para dispositivos Android, e App Store, para dispositivos com sistema iOS. 

6 - Para os alunos utilizarem a plataforma eles precisarão criar uma conta no office? Se sim, qual o tutorial disponível pela instituição, especialmente para os alunos que usam celular e que nem sempre tem habilidades com a tecnologia? Verifiquei que para o primeiro acesso não há a mesma facilidade, por exemplo, do classroom que é só receber o convite e entrar com o email e a senha institucional. 

Sim, os alunos também são contemplados com direito à ferramenta do Office Educacional e precisam realizar o mesmo procedimento de cadastro. Para dispositivos móveis, recomendamos o uso do aplicativo do Teams, que apresenta interface mais simples e leve para esses dispositivos. 

7 - Sendo o meet e o classroom duas ferramentas utilizadas de forma autodidata e de fácil uso, como a instituição irá garantir suporte, para além dos cursos que foram disponibilizados já em pleno período de provas, correções de trabalhos e fechamento de notas, aos professores e alunos para o acesso ao teams? (especialmente os que não têm acesso a computadores, notebooks, tablets; parte dos estudantes que têm aulas comigo têm acesso a rede precarizada ou a ferramenta de estudos não condizentes com o mínimo de qualidade ideal para a aprendizagem). 

O suporte institucional para o uso do teams já está sendo realizado desde julho de 2020 (https://ufal.br/transparencia/noticias/2020/07/servico-garante-acesso-a-maioria-dos-progra mas-do-pacote-office-365-na-ufal), quando este passou a ser gerenciado pelo NTI. 

Sugiro que seja disponibilizado um repositório com tutoriais especificando do que se trata, de passo a passo para o uso de cada uma das ferramentas do teams, para que servem, como utilizar, etc. É o mínimo que a instituição pode fazer diante da forma como esse assunto foi tratado: sem planejamento, sem comunicação e tempo de preparo antecipado aos docentes e estudantes que usam as ferramentas G suite durante o ensino remoto. 

No momento temos um tutorial sobre como realizar o cadastro, disponível em: https://ufal.br/transparencia/documentos/tecnologia-da-informacao/como-acessar-ao-microsoft-office-365.pdf/view Contudo, a equipe está trabalhando para disponibilizar outros tutoriais relativos ao Office 365. Agradecemos a sugestão. 

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA A PROPOSTA DE CARREIRA DO ANDES-SN.

A proposta de carreira do ANDES-SN para os Docentes Federais foi aprovada em Congresso do ANDES. O Congresso acontece anualmente e é composto pela representação dos delegados das Seções Sindicais do ANDES-Sn. A ADUFAL tem direito a 11 delegados mais a representação da diretoria. Portanto, a proposta apresentada ao governo federal em 2023 não é da direção mas do Sindicato Nacional. É fundamental destacar que o REAJUSTE SALARIAL 2024/2025/2026 que está sendo reivindicado pelos SERVIDORES FEDERAIS não tem relação com a pauta da carreira docente federal, esta é uma pauta específica do setor da educação do ANDES e do SINASEFE. Também, não cabe ao Andes-SN apresentar valores orçamentários, mas, a partir do que foi aprovado em Congresso do ANDES-SN, o governo se manifestar, inclusive com valores, negociando com a categoria, como pode implantar a proposta, se não em 1 ano, mas, até. ao longo dos anos em termos percentuais, garantindo, assim, uma carreira sólida e com previsibilidade de aument...

O trabalho invisível e a falácia do “professor (federal) que não gosta de trabalhar”

A assimetria informacional é um dos maiores óbices para a tomada de decisões assertivas. E o julgamento popular, nada mais é do que decidir condenar moralmente uma categoria historicamente mal avaliada e subestimada pela sociedade brasileira. O problema da informação incompleta já começa pelo nome do cargo, Professor do Magistério Superior, como consta na Lei 12.772/2012 e suas posteriores alterações. * Nosso trabalho não é dar aula. É ensinar o que fazemos em nosso cotidiano. Ou seja,  pesquisa . Somos, para início de conversa, professores-pesquisadores ou cientistas-docentes, dividindo nosso tempo profissional entre laboratórios e salas de aula. A universidade pública é montada no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, onde pelo menos todos nós estamos, no mínimo, em dois deles. Mas há outras funções, como ficará claro mais adiante. Antes uma breve nota sobre como é fazer doutorado no Brasil.   O árduo caminho para se chegar ao doutorado é longo. Depois de todo um curso de grad...

COMANDO DE GREVE DO ANDES: análise da proposta do governo

O CNG encaminhou às bases dos docentes em greve das universidades federais um comunicado com análise da proposta que o governo apresentou nesta quarta-feira (15/05). Até o dia 24, as bases do Andes-SN deverão realizar assembleias que devem deliberar pela aceitação ou rejeição da proposta do governo.  Alguns apontamentos do comunicado do ANDES-SN Não podemos deixar de enfatizar que o governo segue inflexível na sua proposta de reajuste zero para professores e professoras, na ativa ou já gozando de aposentadoria, no ano de 2024 No dia 13 de maio o CNG do ANDES-SN protocolou uma nova proposta para o governo, reivindicando o índice de 22,71% como horizonte de recomposição nos próximos três anos, pelo que propõe os seguintes índices de reajuste: 1) 7,06% de reajuste em 2024; 2) 9% de reajuste em janeiro de 2025; 3) 5,16% de reajuste em maio de 2026 A ‘recomposição’ anunciada de R$347 milhões, apesar de ser uma conquista do movimento paredista, é, na realidade, uma devolução de corte r...