Caros colegas docentes e estudantes, em razão das mudanças do G - SUITE para o Microsoft Teams anunciado pela gestão da UFAL em meio ao semestre 2021.1, em 16 de dezembro de 2021 fiz alguns questionamentos ao NTI/UFAL. Compartilho as respostas já que, talvez, as dúvidas que tinha sejam, também, as dos colegas.
Resposta do chamado 64725 - CEDU - Dúvidas sobre o Microsoft Teams
Considerando o comunicado via ASCOM enviado sobre o encerramento das atividades no G suíte no formato que é usado hoje bem como o fato de estarmos em pleno processo de recesso natalino e no andamento do semestre letivo que retorna em 17 de janeiro, solicito por gentileza respostas às questões abaixo de preferência a cada uma delas:
1- Até que data específica vou poder utilizar os serviços do G suíte no formato atual sem limitações.
A partir do dia 9 de janeiro de 2022, teremos as seguintes restrições no Google Meet: Não será mais permitida a gravação de reuniões/aulas; ● O número de participantes será limitado a 100 pessoas; ● O tempo de reunião será limitado a 1 hora de duração. A partir do dia 30 de junho de 2022, o limite de armazenamento das contas institucionais será de 5 GB por usuário. Esse limite engloba o espaço utilizado pelo Gmail, Google Drive e Google Fotos. Para saber quanto espaço sua conta está utilizando acesse o link: https://drive.google.com/settings/storage .
2- Como será a utilização do google meet no novo formato?
As reuniões do Meet terão limite de duração de 1 hora, não terão mais a opção de ser gravadas e o número de participantes será limitado a 100.
3- O uso do Classroom continuará disponível? Se sim, haverá limitações no uso?
O classroom continuará disponível com os mesmos recursos. As limitações serão relativas ao espaço do drive, pois os arquivos carregados nos ambientes do Classroom também utilizam o espaço do Google Drive. Caso o conteúdo seja um link, o armazenamento da conta não é afetado.
4- Existem vídeos tutoriais para o uso da plataforma disponibilizado pela instituição? Se sim? Quais?
Até o momento, não. Contudo, a equipe está trabalhando para disponibilizar tutoriais em breve. Por enquanto, sugerimos as seguintes referências, elaboradas pela equipe da UFRGS:
● Como criar reuniões pelo Teams
5- Quais os passo a passo para a instalação da plataforma no computador ou celular (no caso dos estudantes que não tem computador) disponível pela instituição??
É possível acessar o Teams através do link https://teams.microsoft.com em qualquer navegador (recomenda-se o Edge ou Google Chrome), sem necessidade de instalação. Caso prefira, também é possível instalar o Teams (versão para trabalho ou escola) em computadores com sistema Windows (clique aqui para baixar).
Para dispositivos móveis (celular, tablet etc), é possível acessar por meio de aplicativos disponíveis nas lojas oficiais Google Play, para dispositivos Android, e App Store, para dispositivos com sistema iOS.
6 - Para os alunos utilizarem a plataforma eles precisarão criar uma conta no office? Se sim, qual o tutorial disponível pela instituição, especialmente para os alunos que usam celular e que nem sempre tem habilidades com a tecnologia? Verifiquei que para o primeiro acesso não há a mesma facilidade, por exemplo, do classroom que é só receber o convite e entrar com o email e a senha institucional.
Sim, os alunos também são contemplados com direito à ferramenta do Office Educacional e precisam realizar o mesmo procedimento de cadastro. Para dispositivos móveis, recomendamos o uso do aplicativo do Teams, que apresenta interface mais simples e leve para esses dispositivos.
7 - Sendo o meet e o classroom duas ferramentas utilizadas de forma autodidata e de fácil uso, como a instituição irá garantir suporte, para além dos cursos que foram disponibilizados já em pleno período de provas, correções de trabalhos e fechamento de notas, aos professores e alunos para o acesso ao teams? (especialmente os que não têm acesso a computadores, notebooks, tablets; parte dos estudantes que têm aulas comigo têm acesso a rede precarizada ou a ferramenta de estudos não condizentes com o mínimo de qualidade ideal para a aprendizagem).
O suporte institucional para o uso do teams já está sendo realizado desde julho de 2020 (https://ufal.br/transparencia/noticias/2020/07/servico-garante-acesso-a-maioria-dos-progra mas-do-pacote-office-365-na-ufal), quando este passou a ser gerenciado pelo NTI.
Sugiro que seja disponibilizado um repositório com tutoriais especificando do que se trata, de passo a passo para o uso de cada uma das ferramentas do teams, para que servem, como utilizar, etc. É o mínimo que a instituição pode fazer diante da forma como esse assunto foi tratado: sem planejamento, sem comunicação e tempo de preparo antecipado aos docentes e estudantes que usam as ferramentas G suite durante o ensino remoto.
No momento temos um tutorial sobre como realizar o cadastro, disponível em: https://ufal.br/transparencia/documentos/tecnologia-da-informacao/como-acessar-ao-microsoft-office-365.pdf/view Contudo, a equipe está trabalhando para disponibilizar outros tutoriais relativos ao Office 365. Agradecemos a sugestão.