Após 4 anos de boas práticas quanto à ampliação da transparência na UFAL a instituição retroagiu.
Há 1 ano (2020) a sociedade teve MENOS instrumentos que traziam MAIS transparência:
- Notas técnicas sobre o Orçamento: com os contingenciamentos e cortes, a instituição divulgava periodicamente notas técnicas sobre a realidade financeira da instituição. Para além do portal da transparência do governo federal, a comunidade e sociedade em geral sabia como e quando os recursos estavam chegando à universidade e sendo executados. Ao longo do ano de 2020 tivemos, apenas uma nota técnica no inicio do ano. Durante a pandemia, momento que a universidade ficou parcialmente com suas atividades suspensas, especialmente as acadêmicas, restaurantes universitários, luz, água, etc, não está claro como os recursos foram aplicados.
- Agenda Pública da reitoria e vice-reitoria:
- Redes Sociais: as redes sociais, como é sabido, é a ferramenta de maior comunicação e transparência das ações desenvolvidas pela instituição, além do portal da UFAL. Isso porque ela possibilita a interação com os membros de sua comunidade e externa, além de ser canais de acesso ao portal da universidade. Pois bem, desde o final do ano de 2020, sem explicações, as redes da UFAL pararam de funcionar. O Instagram era a rede de maior interação e divulgação da UFAL nas redes com 83 mil seguidores, além do facebook e twitter. Perde a UFAL e os amantes das redes sociais.
- Boletins de serviços - A ferramenta que publica os atos da universidade deixou de funcionar plenamente. Embora os boletins em PDF estejam públicos em formato PDF, as ferramentas de busca refinada com as informações publicadas nos boletins que o sistema apresentava não estão disponíveis. O que dificulta, ainda mais o acesso às informações.
Esperamos que as boas práticas de transparência retornem, sejam mantidas e melhoradas. Ganha a UFAL e a sociedade. Sem elas a UFAL será menos
