A ANDIFES (Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino) encaminhou ao MEC ofício solicitando a revisão da pré-chamada do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), apresentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) à comunidade no dia 23 de abril próximo passado.
É bom destacar que o Edital é mais um dos instrumentos utilizados pelo governo atual que tem, desde o início do seu governo realizado uma escalada de "demonização", tentativa de cerceamento e exclusão de temas, cursos e debates das áreas de humanas. Tais ações são parte da agenda ultraconservadora em curso no Brasil, antes mesmo da posse do atual governo. Um das ações dessa agenda foi a plataforma escola sem partido que nasceu em 2004, tornando-se associação em 2015; tal projeto repercutiu em vários estados e municípios com leis que impediam o debate de gênero, cerceava a liberdade de expressão nas escolas limitando o ensino à visão que tal plataforma evoca ser a "verdade". Ao contrario do nome do projeto, o escola sem-partido passou a ser chamado de escola com-partido já que no cerne do projeto está a discussão da eliminação de todo pensamento, conceitos, teorias que sejam divergente do "partido" ultra-conservador.
Tal plataforma foi duramente questionada por parte da sociedade civil organizada que tem como contra-proposta o desenvolvimento de uma educação democrática, plural e diversa como é o próprio movimento societal, garantindo que temas diversos, não apenas o ultra-conservador, especialmente relativos à representatividade dos múltiplos grupos estejam incluídos no currículo. Para tais setores, desta forma, a educação estará formando sujeitos que tenham uma perceptiva humana de sociedade inclusiva e não excludente.
Em 2018, a UFAL junto com outras instituições de ensino superior de Alagoas (IFAL, UNEAL) divulguram uma carta se posicionando contra a lei da escola sem-partido no estado de Alagoas.
Em Abril de 2020 o STF votou por unanimidade a inconstitucionalidade do projeto escola sem-partido
Para ter acesso ao documento da ANDIFES enviado ao MEC clique aqui